Cozinhar depende, antes de tudo de paciência

Se você tiver paciência, curiosidade, e alguma habilidade, pode se tornar um bom cozinheiro.
Chef de Cozinha não passa de uma convenção!

Dúvidas, pedidos e sugestões: wisuall@yahoo.com.br

COZINHA DESCOMPLICADA

Aos que gostam de uma boa mesa, mas não tem tanta experiência com a cozinha.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Bacalhau

Foram tantos os pedidos que não tinha como negar as receitas.
Mas quero esclarecer que não sou fã do peixe. E se fosse fazer neste final de semana com toda certeza faria a Brandade que postei abaixo, que é melhor que qualquer bacalhoada.
Falando um pouco do Gadus Morhua (nome correto do peixe e daí a brandade de morue), existem milhares de boa receitas. Mas as originais portuguesas são insuperáveis. E antes mesmo da receita vou dar a dica do Chef:
O segredo da bacalhoada portuguesa é que o peixe fica mergulhado num excelente azeite extra virgem por pelo menos 24h. se puderem fazer isto, podem convidar qualquer portuga que ele sairá lambendo os dedos. E quando digo mergulhar é mergulhar completamente e não apenas regar. Ou seja, você vai precisar de mais de 2 litros de azeite. 
Isto posto vamos à receita:
Bacalhoada(**)

Ingredientes(+)
1,5 kg de bacalhau salgado 
800 g de batatas descascadas e em fatias entre 0,5 e 1 cm 
1 pimentão verde cortado em tiras 
1 pimentão vermelho cortado em tiras 
2 cebolas grandes fatiadas 
2 dentes de alho picadinhos 
2 tomates maduros sem pele e sem semente cortados em pedaços grandes salsa picada 
100 g de azeitonas pretas sem caroço 
1 pitada de pimenta-do-reino 
3 ovo cozido 
Azeite para regar 
Sal a gosto

Preparo
Deixe o bacalhau de molho de um dia para o outro, trocando a água pelo menos três vezes. Desfie e reserve. Em uma panela grande, coloque as batatas, cubra com água e cozinhe por cerca de 20 minutos, com a panela tampada. Escorra, corte as batatas em rodelas finas e reserve. Em um refratário retangular untado com azeite, faça camadas, começando com os tomates, depois a cebola, as batatas, o Bacalhau, as ervilhas, os pimentões, as azeitonas e o cheiro-verde. Tempere com 1 colher (chá) de sal e 1 colher (café) de tempero pronto, e regue com o azeite. Repita o processo e finalize com os ingredientes que restarem. Finalmente, distribua sobre a superfície as rodelas de ovo cozido, regue novamente com o azeite de oliva e leve ao forno baixo (150 graus), pré-aquecido, por cerca de 1 hora ou até que os ingredientes estejam "al dente". Sirva em seguida. Sirva com arroz branco, salada verde e o vinho que mais combina é um Pinot Noir. 

Agora atendendo ao amigo Lázaro, segue a receita de Bolinho de Bacalhau
Ingredientes (+)
1kg de bacalhau desfiado e sem sal
1kg de batatas cozidas mas não muito
3 ovos
Cebola picada bem miudinha
Salsinha picada bem miudinha
(abaixo dou a dica do Chef)

Preparo
Depois de dessalgar o bacalhau (24h na geladeira trocando pelo menos 3 vezes a água) cozinhe e desfie misturando com os demais ingredientes até formar uma massa. Para fazer os bolinhos use duas colheres e vá passando de uma a outra até dar o formato.

Dica do Chef:Esta é a receita portuguesa original, mas tem uns segredinhos a mais.  Coloque uma pitada de pimenta do reino e 2 colheres de farinha de rosca na massa para o ponto ficar correto. Antes de fritar, leve os bolinhos ao freezer ou então eles vão se desfazer na fritura. Frite em óleo bem quente e para não encharcar coloque uma colher de vinagre no óleo. Algumas pessoas colocam 1 cálice de vinho do porto e 3 colheres de semolina na massa. Se quiserem experimentar...